"Na arte, a inspiração tem um toque de magia, porque é uma coisa absoluta, inexplicável. Não creio que venha de fora pra dentro, de forças sobrenaturais. Suponho que emerge do mais profundo "eu" da pessoa, do inconsciente individual, coletivo e cósmico."Clarice Lispector


10 de julho de 2011

#Relicários da Infância#

Relicários da Infância.

"Lá no meu antigamente,a Cruz ficava num lugar de destaque nas casas,e ,toda casa tinha a Sua.
Na copa (aquela que virou sala de jantar!),ficava a imagem da Santa Ceia.
E rico,era quem tinha essa imagem num tapete bem grande e colorido,"pregado-esticado-exposto" na parede.
Na maioria dos lugares que eu entrava,lá estava:O Sagrado coração de Jesus,ao lado do Sagrado Coração de Maria.
Mas o que me encantava de verdade,eram aquelas casinhas parecidas com capelas que me lembravam a da Santa Cruz,no quintal da minha avó.
E,da janela da casa de uns amigos budistas,eu admirava o oratório cheio de frutas,velas e incensos.
Mas a Casas Bahia cresceu e ensinou aos brasileiros ,que era possível ter uma casa mais bonita em suaves prestações.
E a Tok&Stok nasceu,pregando que,além de bonita a casa merecia ser moderna,prática,estar dentro da moda e pagar caro,muito caro,para ficar dentro dos "novos padrões".
E nada disso combinava com símbolos religiosos...
Casas cheias de moda,casas sem alma!
Perfeitas para abrigar as famílias desestruturadas,que vieram depois desse tempo.(mas isso não vem ao caso,não agora)
Mesmo com essas intervenções,algumas pessoas muito especiais,optaram  por remar contra a maré e não deixaram de confeccionar,com muito carinho,os relicários e oratórios,que hoje voltam a povoar as revistas de decoração..."
Texto:http://nacasa30.blogspot.com